Alcateia Teatro

Grupo de Teatro da Academia de Música e Banda de Ourém

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fracas Iniciativas

Deparámo-nos ontem com a existência de um Blog que comentava o panorama teatral do concelho de Ourém. Para quem pensa que se trata de um espaço de crítica aos acontecimentos regionais e nacionais apanha uma surpresa.

O facto de o Grupo de Teatro Apollo estar a encenar uma peça inspirada em qualquer sketch é falso, tal como todos os acontecimentos descritos nos posts relativos a este assunto.

Custa-me a imaginar o motivo que levou a alguém (sim, porque os seus autores não identificados devem ter vergonha de admitir as suas ideias) a inventar uma coisa destas. Muitas noites em claro a pensar numa maneira de se divertirem deve estar na raiz da questão. No entanto enganar pessoas com informações falsas parece-me, no mínimo, desrespeitador, tanto para os seus leitores, como para os visados nos posts.

Fico admirado que quem escreveu há dois dias:
"É fácil escrever que o Haiti também é aqui, sentado num sofá, com meio cálice de aguardente velha numa mão, a outra mão no teclado, e, ai meu Deus!, está frio, vou aumentar o aquecedor do 4 para o 5..."
venha agora criticar as acções de ambos os grupos de teatro da cidade de Ourém. É fácil criticar iniciativas culturais com indirectas aos estilos criativos "Todavia por impossibilidades técnicas e também de última hora, em vez de cocos serão usadas nozes, e em vez de um inglês cavaleiresco, usado pelos Cavaleiros do Coco, será usada a pronúncia açoriana, versão rabo de peixe." ou até mesmo os integrantes "" ... Os Monty Python eram nossos!!...nós começámos primeiro!! ...isto não vai ficar assim!! ". Foram estas as últimas palavras ( e mais uns quantos uivos )", uma clara alusão ao facto do Alcateia de Teatro ser composto apenas por jovens actores, atrás de um teclado e de um monitor de pc.

A não ser que tenham achado muita graça à história imaginada, custa-me crer que haja alguém que goste de ser enganado, e portanto que continue a ler as ideologias destes dois maravilhosos autores de intrigas. Com um pouco de sorte enviavam as suas ideias à TVI e conseguiam um cargo como argumentistas nas telenovelas que passam à noite. Aí sim, iriam ter uma vasta audiência para assistir às suas invenções fictícias.

Resta-me apenas mostrar a minha tristeza (se ela ainda não foi notada ao longo do meu discurso) para com estas iniciativas de "bota-abaixo" que constantemente se verificam. Se não estão contentes com os acontecimentos, levantem-se e lutem contra isso, não fiquem apenas sentados a dizer que está mal. Sempre foi assim que Portugal funcionou e é por isso que nunca mudou.

Sem comentários: